Tecnologia no varejo: impacto e tendências

Por Rosane Marques


O varejo do futuro tem o consumidor como protagonista. Sim, o foco continua sendo o cliente que, cada vez mais, preza pelo imediatismo e pelas melhores experiências de compra tanto no online quanto no offline. As marcas precisarão investir em um ambiente de compras personalizado e totalmente imersivo para conquistar e fidelizar os chamados shoppers.


Um estudo global elaborado pela consultoria Cognizant indica que 40% das vendas de bens de consumo serão por meios digitais até 2025 e essa transformação já caminha a passos largos. Mudanças radicais no perfil do consumidor, integração entre loja física e online, a consolidação da transformação digital e inovações tecnológicas como realidade virtual e Inteligência Artificial estão impactando o varejo significativamente.


O cliente não compra mais um produto, ele compra toda uma experiência. Entregas super rápidas, provadores digitais, apps interativos e chatbots são algumas tendências de consumo que estão conquistando a fidelidade de clientes, revolucionando o processo de compra e favorecendo marcas.


A Inteligência Artificial tem um papel muito importante nesse novo mercado varejista. Além de trazer melhorias no atendimento ao cliente com assistentes virtuais e monitorar o comportamento do consumidor a partir do seu histórico de compras, também já está sendo implementada no varejo físico. Grandes marcas estão usando robôs automatizados com IA nos armazéns e nas lojas para fazer o escaneamento de prateleiras e realocar produtos no lugar certo, por exemplo.


A adoção de ferramentas e tecnologias inovadoras continuará transformando a experiência de compra, seja ela física ou online. As marcas que se adaptarem melhor à revolução do varejo e utilizarem as diversas inovações em prol da experiência do cliente se manterão competitivas no mercado.


RetailTech


O surgimento de novas tecnologias e o avanço da transformação digital impactou todos os setores, mas as mudanças mais perceptíveis se encontram no varejo que busca se adaptar rapidamente ao consumidor moderno. As inovações nesse mercado visam beneficiar não só o universo do e-commerce, na verdade vai muito além disso. Tanto o varejo online como o físico sofreram mudanças significativas em busca de melhores experiências de consumo e transformaram a forma que se relacionam com seus clientes.


Além de revolucionar o relacionamento e estreitar laços com o consumidor, o varejo também está olhando para os bastidores. As inovações no setor estão tornando os processos mais ágeis, unificando canais para otimizar estratégias e usando dados para auxiliar na tomada de decisões. Nesse contexto, surge a Membran-i e a plataforma MAI, que aposta na tecnologia para simplificar as negociações B2B trazendo uma nova experiência para a área de compras.


Diante desse cenário de mudanças expressivas, a Membran-i junto com a OasisLab, um hub de inovação voltado para o varejo, participará do Web Summit 2020 falando sobre as RetailTechs, startups de tecnologia focadas em atender as demandas do segmento varejista.


O evento que reúne anualmente pessoas e empresas para redefinir a indústria global de tecnologia acontecerá entre os dias 2 e 4 de dezembro e será totalmente online e gratuito.


Acesse o link e faça a sua inscrição!

https://www.sympla.com.br/web-summit-2020-by-oasislab__1040962


#Membran-i #PlataformaMAI #SaaS #InteligenciaArtificial #Outsourcing #SupplyChain

#EconomiaCompartilhada #DigitalTransformation #PlataformaDigital #WebSummit2020 #OasisLab #RetailTech


23 views0 comments